Compras via internet

A seguir, algumas dicas na hora de fazer compras via internet:

Domínio

Uma dica simples é cuidar para que sites em português (se for comprar no Brasil) estejam sempre com o domínio referente, ou seja, terminando em .br. Porque isso? Simples, pela qualidade do URL . Um bom site, que está sendo bem gerido (no caso dos reais), faz com que qualquer domínio registrados por eles, seja .com, .net, ou o que for direcione para o .com.br porque esse é o domínio principal. Simples assim, mais que ajuda a começar a pensar em estratégia de segurança.

Protocolo de segurança SSL e TSL

O protocolo SSL (secure socket layer) ou o TSL (transport layer security) indicam que seus dados estão sendo transferidos de forma criptografada, o que aumenta a segurança e impossibilita a captura real dos dados. Para identificar sites que possuem essa tecnologia vamos observar alguns detalhes.

  1. Sites com esse tipo de segurança começam com https://www. o que é diferente do tradicional http://www.
  2. Vai ser identificado o site com essa tecnologia já no próprio navegador, de que jeito? No navegador web vai aparecer no canto (depende do browser) inferior direito o cadeado ativado.
  3. Também existem empresas seguradoras que autenticam a segurança do Site, observe os selos de segurança na página da empresa, procure qual empresa se responsabiliza por atestar que aquele site é oficial e integro.

Valores

Desconfie sempre de valores abaixo do valor de mercado. Pesquise, a internet é feita para isso. Aproveite e use o Google e outros buscadores e comparadores de preços para fazer esse serviço.

Procure saber mais sobre a loja virtual

Pesquise sempre antes de comprar, não finalize a compra e nem preencha dados sem ter pesquisado antes. Existem formas de pesquisa que devem ser feitas e vou citá-las.

  1. Confirme o Registro no www.registro.br, neste site é possível obter informações interessantes como os dados sobre o proprietário, a empresa, etc. Isso funciona com registros com final .br, para domínios internacionais usar o lacnic.net para fazer a pesquisa.
  2. Ao conseguir o CNPJ da empresa que pretende efetuar compra vá no site da Receita – www.receita.fazenda.gov.br – e verifique a inscrição, se é ativa, se é real, o que é afinal.
  3. Vá em sites de Reclamações. O mais famoso e usado é o www.reclameaqui.com.br, busque ver se a loja tem registro, o que causou esse registro e também como foi solucionado o caso.
  4. Procure saber quem é o desenvolvedor daquele site, normalmente está no rodapé do Site, procure saber se é uma empresa integra e se essas empresa confirma essa loja como cliente dela, pesquise sobre o desenvolvedor, se for uma boa empresa de desenvolvimento existe grandes chances de tudo dar certo na compra, pois não é barato está qualificado na internet.
  5. Procure informações em Redes Sociais,  fóruns e blogs, pessoas estão livres para expressar emoções e opiniões, aproveite isso a teu favor.
  6. Verifique se existe telefone para contato, endereço, ao invés de ligar procure ver se o endereço é real e se existe pessoas para atender o telefone.
  7. Verifique se fornecem dados sobre o produto.

Primeira compra

Sua primeira compra na web ou em determinado site? Então use apenas cartão com limite baixo e compre um produto simples, de valor baixo, faça o teste, não compre com cartões de valores altos e tão pouco encha o carrinho na primeira vez.

Segurança do Computador

Mantenha sempre antivirus, firewall e outros softwares de segurança ativos para que assim as chances de keyloggers e outros estarem ativos em seu computador sejam menores.

Registro de dados

Nunca, nunca mesmo, deixe seus dados registrados, assim que concluir uma compra, apague, exclua histórico, caracteres gravados, cookies e etc…

Use computadores confiáveis

Não compre online de qualquer computador, principalmente de lugares públicos como laboratórios de informática e lan houses, onde muitas pessoas também acessam. Procure fazer sua compra online em PCs confiáveis e com proteção de segurança;

Identifique o remetente de email promocional

Só abra o email com campanhas de produtos para venda online se conhecer a procedência da empresa. Não clique em links de ofertas e promessas antes dessa certificação;

Não use senhas comuns

Busque criar senhas difíceis de serem reconhecidas, senhas comuns costumam ser facilmente descobertas. Tenha sempre uma senha diferente para cada serviço de web ou email utilizado. Mais informações sobre senha, leia o nosso artigo sobre o assunto.